16 de março de 2012

Oshibana


Em minha visita à Mega Artesanal  em 2011, fiquei encantada com essa arte que reproduz perfeitamente a biodiversidade da rica fauna e flora  de vários países,  representada através de flores e folhas prensadas pela a Artista Mirian Tatsumi, uma das grandes responsáveis por trazer e divulgar a Arte em diversos estados brasileiros.






 O significado da palavra Oshibana tem origem na expressão japonesa do verbo Osu, que significa prensar, empurrar e Hana significa flor no vocabulário Japonês, por isso, na Língua Portuguesa, Oshibana quer dizer flores prensadas.

Me encantei e fui pesquisar mais sobre essa Arte, que até então eu pensava ter nascida no Japão.

Os primeiros relatos sobre Oshibana do século XVI na Europa, os especialistas em botânica trocavam correspondências com amostras de plantas medicinais desidratadas. 

Os ingleses espalharam a arte em países como, por exemplo, nos Estados Unidos, mas no decorrer do tempo a Arte Oshibana ganhou força e atravessou continente, sendo amplamente divulgada na Europa e em países asiáticos. No século XIX, a rainha Vitória, da Inglaterra, tornou-se uma apreciadora da arte de prensar flores. Ela mesma enquadrava suas obras e utilizava como item de decoração.

Paciência e dedicação são requisitos importantes para a realização do trabalho artístico com flores prensadas, por isso a Arte Oshibana se consolidou num país famoso pela sua população extremamente paciente: o Japão. 

No Japão, a arte com flores prensadas exigiu o desenvolvimento de novas técnicas, o clima demasiadamente úmido, dificulta a secagem e também a fixação das flores na moldura, já que nesta técnica não se utiliza cola. 
Com o passar dos anos as flores começavam a se soltar da obra. Por isso, o Mestre em Arte Oshibana, Nobuo Sugino, Presidente da Escola Fushigina Hana Kurabu e uma equipe de artistas, foram os primeiros a aceitar o desafio de criar e desenvolver técnicas que permitissem a preservação das cores originais das flores e folhas por muito mais tempo. A técnica a vácuo idealizada pelo professor Sugino, mantém as flores fixas por vários anos e, portanto, permite eternizar a beleza das flores transformando-as em verdadeiras obras de arte.

Para saber mais sobre cursos, mais fotos ou conhecer a carreira de Mirian Tatsumi, acesse:



FOTOS : Juliane Hemmel
Local: Mega Artesanal 2011


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...